sexta-feira, 11 de abril de 2008

Um ensaio sobre o Paraíso...

"Paraíso" no Teatro Aveirense
Ontem estive no paraíso! Que Deus me perdoe a banalidade ao termo, mas o nome da peça chama mesmo à expressão!

Olga Roriz, a famosa coreógrafa, apresenta hoje às 21h30 na sala principal do Teatro Aveirense, a peça musical "Paraíso".

Ontem o ensaio corrido foi aberto à comunicação social, diga-se, Aveiro TV!

Algumas afinações nas luzes e no som, ou nem se trataria de um ensaio...nunca tinha assitido ao ensaio de uma peça profissional, ainda por cima de dança, em que os bailarinos cantam em Inglês, Francês, Espanhol e Português.

Sofás rolantes, pernas longas e saltitantes, cabelos esvoaçantes, corpos em movimento, música...

Vozes anónimas (para mim), deram alma e corpo a clássicos, mesmo em frente dos nossos olhos!

Água, risos, ruídos, calor...arrepio e suspense...sensualidade, elegância e o constante circular de corpos esguios, entre as batidas do ritmo, quase sempre em pose...quase sempre perto das pontas dos pés...quase sempre perto do paraíso!

Fui ver este ensaio no dia certo para mim...também me ando a ensaiar, pelos vistos não para o paraíso...a chuva tem-me caído em cima...os pés parecem tão descanços como as mãos ou os olhos...que de quando em vez, também chovem sobre mim!

Se calhar a culpa é minha por ainda confiar nas pessoas...ou por ter fé nelas além de a ter em Deus...se calhar dou importância a coisas demasiado pequenas...se calhar sou demasiado pequena para as coisas em que me meto...não sei...mas vou ter de descobrir...não quero ficar como estou!

Não que peça o Paraíso...ainda não o conquistei...como não imagino nenhum, pelo menos nisto, não terei desilusões...Deus não é de certo como O imagino, nem Quem imagino...mas é de certeza, muito maior e mais poderoso do que eu possa acreditar, por isso não duvido, por isso, não desisto...por isso, eu choro sem vergonha, eu rio à gargalhada, por isso eu danço na rua, por isso eu partilho o que como e peço ajuda sempre que não consigo sozinha...por isso eu abro a porta do elevador e ajudo quem quiser, a subir ou a descer...mesmo que não me acompanhem durante a viagem, mesmo que não me agradeçam, mesmo que saiam antes ou depois de mim, sem se importarem se eu estou bem, se fico sozinha, se sei para onde quero ir...

"Je ne t'aime pas", Homens e Mulheres", "Bang Bang", foram algumas das músicas entoadas...para iniciar e finalizar, um acordeão chorou como um violino...

Para não variar deixie-me levar por aqueles caminhos...voei com cada um deles, a cada piroeta...saltei para o meu proprio paraíso...recordei os ritmos que ouço na minha cabeça, as batidas a que sigo a cada passo, as piroetas e os pliêrs que sou obrigada a conseguir ao longo dos dias...para não cair no desespero, por estar apenas a sonhar!

Agradeço a Deus esta oportunidade de presenciar concertos, peças de teatro ou de dança, de poder entrevistar os artistas, e no fundo, conhecer os palcos e bastidores de tais demonstrações de arte!

De assistir a estes mágicos momentos do meu imaginário,podendo aceder-lhes tão frequentemente e de forma gratuita, como nunca pôde antes e como posso não voltar a poder!

É muito gratificante e entusismante...quase inspirador;-) poder estar, mesmo que seja entre o escuro da plateia, estes momentos de luz! Fugir por momentos, da escuridão em que vivo, no meu mundo de arte!!!

Espero que vejam este vídeo, que a curiosidade seja suficiente para vos levar a ver o filme, se bem que, pessoalmente, considero esta, sem dúvida a melhor, sequência!

"Ao ritmo do hip-hop", ou, por outra "Save the lest Dance"!

Eu...a sonhar:http://www.youtube.com/watch?v=Y9E87c1-aYA

4 comentários:

Anónimo disse...

é lindo não é nês?
aquela paixão, leveza...
rude e delicada.
no paraíso, sim. a beleza da arte.

na sombra da plateia senti-mo-nos como se espreitássemos por a fechadura duma porta, ou por uma janela mal fechada.
o maravilhoso aos nossos olhos.
o gesto. a palavra. o som.

Anónimo disse...

sim...pois...
e o ultimo comentário fui eu.
sorry, esqueci-me de asinar :)

Íris. disse...

sim...pois...
e o ultimo comentário fui eu.
sorry, esqueci-me de asinar :)


lol...o teu post bue comentado...

sou mesmo tenrinha nisto!

MI disse...

lolololol
És uma querida íris! Obrigada por enriqueceres assim os meus textos!
Se continuares a comenta-los assim, deki a meses valem ouro!
bjinhus e boa sorte p o yeu blog;-)