segunda-feira, 10 de março de 2008

Mais perto de Céu...Mesmo!

Caminhada na Serra Amarela - Gerês: 08 e 09 de Março


Pessoal: é com muito orgulho que vos digo...disse que ia, e fui!
Esta foto é minha!a primeira!
Aceitei o convite, o desafio...a caminhada!
Chegámos ontem já de noite e, como a Joana avisou, devo confessar..."Tenho um andar novo";-)
Estão prestes a voar até ao meu fim-de-semana...ponham os cintos e agarrem-se bem!

Dia 08 de Março:

Quatro inocentes partem de Aveiro à aventura...o caminho é curto, a paisagem é familiar, parece que não há nada a temer!
Kim Aveiro - p.Campanhã: 17h17

No Porto uma pausa para tirar o novo bilhete, relembrar velhas passagens por esta estação...lanchar!
Kim P. Campanhã - Braga: 17h49

Já de noite, um abraço quente e um carro ligeiro esperam os inocentes para um delicioso e rápido jantar em família!
Braga - casa da Joana...um lar!

O tempo voa por isso há que despachar para participar na primeira actividade do percurso: Segundos Sábados, no Santuário de Schoenstatt de Soutelo, Vígília de oração SSSSS - 21h

Depois da euforia da chegada, os cumprimentos da praxe e faz-se silêncio...há silêncios que falam por si...os corpos ajoelham-se, as mãos erguem-se, os olhares cruzam-se e o sorriso interior de cada um começa a rasgar-se!

Os acordes dão o tom e as luzes baixam-se para criar ambiente...está na hora de rezar!
E porque dizem que cantar é rezar duas vezes!

"Vazo Novo

Eu quero amar, eu quero ser
Aquilo que Deus quer
Sozinho eu não posso mais
Sozinho eu não posso mais viver

Vem Espírito, vem Espírito
Vem Espírito...
Sozinho eu não posso mais
Sozinho eu não posso mais viver

Eu quero viver, eu quero fazer
Aquilo que Deus quer
Sozinho eu não posso mais
Sozinho eu não posso mais viver."

Presença de Deus...
"Lembro, enquanto aqui estou sentado(a), que Deus me olha com amor e me sustenta. paro por um momento e penso nisto."

Liberdade...


"Vem Espírito

Graças quero dar-Te por me amares,
Graças quero dar-Te, eu a Ti, Senhor
Hoje sou feliz porque Te conheci,
Graças por me amares a mim também.

Eu quero ser, Senhor amado
Como o barro nas mãos do oleiro.
Toma a minha vida, fa-la de novo,
Eu quero ser um vaso novo.

Te conheci, e Te amei,
Te pedi perdão, escutasTe-me.
Se Te ofendi, perdoa-me Senhor,
Pois te amo e nunca Te esquecerei."

Tomada de Consciência...

"Sei Senhor, que na vida
Nem sempre temos tudo, tudo dado
Por isso aqui estou
Pronto para ser, ser ajudado.

Senhor, a Ti me entrego com todo o coração
Eu nunca fui tão sincero

Não sei mais o que fazer

Sem ti eu não sei viver

Ouve a minha oração

Senhor dá-me a Tua mão


Sei Senhor, que não posso
ter tudo o que quero, ou que gosto
por isso, peço-Te a Ti
Que me leves sempre, sempre Contigo

refrão"

A palavra...
Deus fala a cada um interiormente...Escuto a sua palavra.
(Jo 11, 1-45)

O que o Senhor está a querer dizer-me?

Consagração...
"...os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca e o meu coração!"...

Vai Acontecer!

"Se sentes dentro de ti
A vontade de amar
Em gestos que criam fontes,
A audácia de sonhar.
Mais longínquos horizontes,
E o apelo a escalar
Cada vez mais altos montes,
Cada vez mais altos montes
e então...

Tens em ti
Um pedacinho de Deus
Tens rumos certos no coração
Desperta o sonho,
Tens em ti o Céu
Liberta a vida da palma da mão
Faz desses rumos os caminhos teus
De Jesus recebeste
De Jesus recebeste
Esta missão!

Se sentes dentro de ti
Sempre a sede de gritar
O nome da liberdade,
A coragem de falar
A palavra da verdade
E a servir participar
Na construção da cidade
Na construção da cidade
E então...

refrão"

Por coincidência (ou não ;->) no dia 9 tirei fotografia a esta árvore, que me parece uma mulher deitada de lado, com a anca virada para cá...Dia Internacional da Mulher!
Encontrei a dedicatória que fiz às minhas amigas o ano passado, espero que gostem:

"Ser Mulher não é só engordar e emagrecer mais depressa do que os homens...
Não é só saber o que é sentir um filho a crescer dentro de nós...
Não é só chorar e rir com as coisas mais pequenas...
Não é só ter um colo que abraça o mundo...
Não é só ter uma imaginação mais fértil e mais elasticidade...
Não é só ter um sentido estético e de humor mais apurados..."

Ser Mulher é Ser isto e Ser muito mais...que eu ainda não Sei...
É Ter de o Ser cada dia...
Gostaria que todas as mulheres do Mundo pudessem sentir todas as graças que a Vida nos dá ao Sermos Mulheres...
Que cada Homem soubesse conhecer e amar as Mulheres...
Que nas nossas diferenças pudéssemos sempre unirnos...

Este ano dedico este dia a todas as mulheres que sabem ser eternas amantes...
as melhores profissionais e donas de casa...
as mães e as amigas de todos os momentos...
as filhas e as irmãs que nunca crescem...

Acredito que não estou só a falar das 10 ou 20 da minha família;-) Parabéns!

Agora um especial obrigada aos rapazes, companheiros de caminhada pela surpresa do DIMulher! Aqueles ovos kinder estavam deliciosos e souberam-nos pela vida! A pseudo-serenata também esteve quase lá;-)

Nota:
Desculpem mas eu tenho que escrever isto...para quem percebe a piada...no meu ovo kinder (1 em mil...), calhou uma bonekita que se chama LAURA!...que revira os olhos, que se transformam em trovoes! pronto, já disse!


Dia 09 de Março

-Alvorada às o7h15
-Pequeno-almoço às 08h
-Oração da manhã/envio às 08h30
-partida Braga - Gerês de carro
-Chegada...
-Início da "escalada" 09h40

Calças quentes e práticas, kispo impermeável e com capuz...faltou tanta coisa!!!
Spatilhas rotas e de "ballet"...no luvas, no oleado...no cajado...no treino!
mapas na mão, mochilas às costas, olhares para o alto...
os carros ficam para trás, na barragem que limita o horizonte...daqui para a frente, o caminho é para o Céu!
Pé ante pé...sem saber bem ao que íamos, lá fomos a cantar, a fotografar...a acreditar que íamos!

Quando tudo ainda parecia fácil...
(esq.- dir.): PB, Migas e Pedrão

...a montanha aproximava-se...não olhei para trás...
...os rochedos elevaram-se, os ramos cruzaram o nosso caminho...
...as pedras tentaram fazer-nos cair, as silvas queriam-nos as mãos...

Quase sem darmos conta as horas passaram...
Íamos trocando algumas palvras com aqueles que se juntavam mais perto de nós...dependia do ritmo
mas, regra geral, cada um não tinha forças para mais do que falar consigo mesmo...mesmo que fosse em voz alta! O cansaço começou a pesar, foi necessário animarmo-nos mutuamente e à vez...

Depois da tempestade vem a bonança...pois! Apanhámos, ou fomos apanhados, por uma timído sol que parecia querer caminhar connosco...talvez por isso, das três vezes que parámos para tentar comer, começasse a chover! Depois da chuva...o granizo, lá em cima uma espécie de neve...frio e vento...um tímido sol outra vez! como em mim...interiormente sorri, chorei, resmunguei, agradeci...gritei, cantei, ouvi...

Abrir os braços à chuva que cái, a mil metros de altitude...sentir os pés encharcados baterem nas predras que quase cortam o andar...

Sorrir para a corrente de ar que nos prende à montanha...olhar para baixo...
saber que se pode cair...que, se se cair não há como voltar...que dependia de mim...
Que não tinha de depender só de mim!

Encontrámos uma aldeia submersa que ainda ninguém sabe muito bem de que época consta...estivémos lado a lado com uns "guerranos" (cavalos selvagens), que pastavam em grupo...lesmas, caracóis, cobras, aranhas...talvez uma ou outra rapoza estivessem escondidas, não vi...

Eu subi à montanha agarrada aos arbustos!
Eu escalei as rochas, em pé, de cocaras e quase de joelhos!
Eu Saltei riachos, desviei (e agarrei) silvas!

...

Eu mergulhei dentro de mim...
Eu rebolei por entre os medos e os sonhos...
Eu caí em mim em tantas vezes, fui ao encontro de tantas verdades, larguei os erros...alguns talvez correctos!

Eu precisei de ajuda...
Obrigada!
Pelo convite, pela companhia, pela alegria, pela segurança, pela paz.
Pela comida, pela cama, pelo transporte.
Pelas mãos, pelo colo, pelos abraços!

Deixo aqui um especial obriagada aos "Maqueiros", que tão gentilmente andaram a dar mãos às meninas desageitadas e fracas, desequilibradas e suicídas!
Maqueiros Pedro, Pedro & Pedro LDA ;-)

Nota: Assim que tiver foto de grupo, prometo que posto!



2 comentários:

Anónimo disse...

adorei ver a caminhada que fizeram no geres, as musicas, as fotos as aventuras =)*

MI disse...

e nós adorámos ir...p proxima n escapas!bjs