domingo, 25 de maio de 2008

A Walk to Remember...

Missa de Benção das Pastas 2008

...O início do fim...o fim de um novo início!?!


24 de MAio de 2008..."O" Dia!

Ao contrário dos textos metafóricos, ou em prosa poética, em que partilho convosco, de forma quase submersa o meu estado de espírito ou as minhas experiências...hoje vou contar-vos claramente como foi a minha missa de benção de pastas e como foi esse dia para mim...

Há fases da nossa vida que são decisivas...há momentos na nossa vida que mudam tudo...há lembranças que nos orientam para novos caminhos, ou nos prendem a realidades...ou ilusões, para sempre! Acredito que, quer para os mais crentes e praticantes, quer para os outros, a Missa de Benção de Pastas é sempre, pelo menos um marco no percurso académico.

Para mim, à parte de duas ou três datas marcantes, a MBP era o momento mais sonhado e mais aguardado, desde o primeiro ano...(mais até no primeiro ano, porque há medida que se ia aproximando, ia provocando em mim o desejo de que não acontecesse...)!!! Sempre que fui à MBP pensei como seria quando chegasse a minha vez...se seria no tempo certo...quem estaria lá comigo, como me sentiria...que faria?

Apesar de estar a aprender a não criar expectativas para não me decepcionar, quanto a este momento não consegui deixar de sonhar! E sonhava que para ser "perfeita" esta missa tinha de ter algumas características...lol Punha-me a pensar que o que eu mais gostaria era de ter, nesse momento, ao meu lado, alguém que eu amasse...fosse um amigo, um familiar, ou...

Enfim...sabia que seria uma missa diferente de todas as outras...queria poder partilha-la com alguém mesmo especial...celebrar esta caminhada, ao lado de alguém que percebesse como foi para mim chegar ali...e que eu percebesse também, como foi para essa pessoa, chegar ali...A seguir o mais importante para mim era poder participar na eucaristia...sobretudo no coro...era lá que eu sempre me imaginava...a partilhar e receber o que mais gosto de fazer...cantar!

Os anos passaram a correr e o dia chegou! Sabia que não ia poder estar no coro, porque com o estágio não fui às reuniões...ja andava a "por o coração de lado" como se diz...eis que no dia, tipo, meia hora antes fico a saber que a amizade opera milagres, como o amor! Os meus amigos tinham dado o meu nome para eu ler...Abro aqui um parênteses para dizer que (detesto ler em público e que, apesar de hoje-em-dia fazer o que faço, nunca me imaginei como locutora. A última vez que li numa missa ia caindo do ambão em pleno altar...para não cair, a piroeta foi tal que enfim...jurei para nunca mais!)

Voltando a MBP...medo!!!Eu não li uma leitura, eu não li o oferetório, eu não li a acção de graças...eu li tudo!!! Li antes da missa começar, li antes das leituras, li no fim da comunhão, li no ofertório, li A Consagração de Finalista!!! POIS!

Estive no altar toda a missa...a sentir-me rebentar de nervos e porque não podia usufruir tranquilamente de tudo o que me ia cá dentro...a imaginar todos os olhos postos em mim...longe de qulquer pessoa conhecida...sim porque era a única ESEquiana naquele Altar! De onde estava conseguia ver no coro três dos meus amores...nos bancos da ESEC, os outros três..MISS VIP TM completos portanto...via ainda um outro amigo e de vez em quando conseguia avistar uma ou outra cara familiar...mas sentia-me só...talvez como nunca...

Sabia que os representava ali e isso aumentava a minha responsabilidade...sabia que só de ler em voz baixa a oração não tinha conseguido terminar sem me desmanchar em lágrimas, e sabia que não podia falhar...a uma escola inteira...aos finalistas, por quem ia dar a voz!!!

Sabia quem queria ter tido ao meu lado...fosse apenas entre olhares, entre pequenos e rápidos toques...fosse no silêncio da oração...ou na partilha da "Paz de Cristo"...mas não o tinha lá...não o vi, não o ouvi, não o senti...a missa toda...e sabia-o longe, sabia-o acompanhado...sabia-me ignorada, mesmo ali, a frente dos seus olhos...meus caros, foi a PIOR sensação do dia...

Dizem que tudo correu bem...eu também me senti mercedora do desafio...não antes, mas depois! Pela primeira vez a minha família esteve em peso e medida em Coimbra para me acompanhar e, mais vale tarde do que nunca! Antes da missa fui com os meus amigos e com as várias das nossas famílias almoçar a um restaurante mesmo perto das monumentais: o «Chiado»...curiosamente antigo Clepsidra, que, como diz o nome, acompanhou o passar do tempo nestes 4 anos, e que foi o primeiro palco onde cantei nessa Coimbra, que amo e que tanto me fez crescer!

Já passaram alguns dias e ainda me custa adormecer, relembrando todas aquelas imagens, sons, o cheiro e o sabor da comida...as canetas, as fitas, as flores, a ansiedade...as lágrimas, os abraços e os beijos (dados e por dar), as fotografias que ainda não tenho...o teu rosto vazio, a tua voz de gozo, as tuas palvras mal pronunciadas, o teu olhar mentiroso...tudo o que não disseste, não demonstraste e não fizeste!!!

Quando olho para os lindos ramos de flores que, tembém inéditamente recebi e quase em catapulta nesse dia, agora quase murchos...custa-me ver que não posso plantar aquelas flores, que não posso salvar aquele azul...a vida que ainda há naquelas marcas de vida academica...da alegria de ter vivido tudo aquilo, de ter tido ao meu lado todas aquelas pessoas! Ofereci algumas dessas flores, sim, mas não a toda as pessoas a quem queria oferecer...quando elas morrerem e tiver de desfazer os ramos, sei que com eles desfaço muito do bom que me fizeram sentir...e que com elas, murcha muita da alegria que me proporcionaram...são só flores...mas são também muito mais, compreendem-me?!?

Estes quatro anos foram demasiado efémeros...são já um passado que passou...tenho fé de que serviram para tanto que eu só vou saber saboreá-los e descobrir o que realmente significaram e a força que tiveram, a partir daqui, sempre que receber da vida, sinais de que as sementes que neles ficaram lançadas, deram árvore, flor e fruto!

Obrigada a todos por terem feito parte destes quatro anos...

Obrigada por todos os momentos eternos...

Obrigada também a todos os que me fizeram ver que há pessoas cruéis e que todos temos um lado lunar...mas que apesar de tudo...as coisas têm a importância que nós lhes dermos!!!


Boa sorte para todos e sei...que não estou só...que "ninguém nunca está de facto só"!

"Vou ensinar-te e mostrar-te o caminho que deves seguir; guiar-te-ei sem te perder de vista"

Sl 32, 8

Nota: Sem dúvida, a Walk to Remember!

Sem comentários: